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5 Dicas para preparar seu negócio para o Dia do Consumidor

25 de janeiro de 2022Blog, Campanhas promocionaisfabio.silva@handson-ti.com.br

5 Dicas para preparar seu negócio para o Dia do Consumidor

Já sabemos da importância que um consumidor tem para qualquer negócio e com isso o desafio de fidelização.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor como o nome já sugere, tem como objetivo celebrar os direitos do consumidor. A data foi inspirada em um discurso feito em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

Embora tenha surgido com outro objetivo, a data adquiriu um cunho comercial ao longo dos anos, assim como a Black Friday. Segundo uma pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e pela Opinion Box, em 2019, somente 46,9% das pessoas conheciam a data. No ano seguinte, esse número subiu para 64,1% e a tendência é de crescimento.

Com esse crescimento também nasceu um público cada vez mais exigente, que espera como nunca datas comemorativas para realizar compras de serviços e produtos. Separamos 5 dicas para sua empresa se preparar para o Dia do Consumidor:

1- Planeje com antecedência

Planejar uma campanha com antecedência é o grande diferencial para sair na frente da concorrência. Com isso você consegue identificar tendências e se preparar adequadamente para atender as expectativas do seu público.
Esse planejamento também garante que a experiência do cliente seja positiva, garantindo antes que tudo ocorra bem, seja na estrutura física ou online.

O que planejar com sua equipe:

  • Ações passadas de sucesso;
  • Infraestrutura do seu site para receber um número maior de acessos;
  • Analise seu concorrente;
  • Estruture sua equipe comercial;
  • Canais de divulgação que serão usados;
  • Cronograma de ações de divulgação;
  • Crie um fluxo de todas as etapas e estratégias que sua campanha deve seguir.
2- Foque na fidelização dos clientes

Esqueça a ideia de que o fluxo de compra se encerra no pagamento, é extremamente necessário manter um relacionamento de pós-venda, para que sua marca realmente faça parte da vida do seu consumidor.

Então o Dia do Consumidor é ideal para focar em ações de pós-venda e estreitar relações, buscando a fidelização como meta principal. Aposte também em uma pesquisa de satisfação para mapear os resultados e performance da equipe que participou da campanha.

3- Aposte no Cross Sell e Up Sell

Cross sell é a estratégia de oferecer combos e descontos conforme os produtos que o cliente já colocou no carrinho. Já o up sell é a melhoria da venda, mostrando um item similar ao que foi escolhido, mas com preços e características superiores.

Seguindo essas estratégias, você conseguirá aumentar seu ticket médio de vendas durante a campanha promocional.

4- Crie Uma Campanha Promocional

Uma das formas mais eficazes e atrativas para melhorar a fidelização de clientes e aumento das vendas, é com uma campanha promocional.

Conheça alguns tipos de campanhas promocionais mais utilizados em datas comemorativas:

  • Roleta Premiada;
  • Raspadinha;
  • Compre, Cadastre e Concorra;
  • Quiz;
  • Cashback;
  • Programa de Fidelidade.

A Plataforma de Promoção atende a todas essas modalidades e possui toda a estrutura necessária para desenvolver uma campanha promocional, acesse nossos cases e veja as principais campanhas de sucesso desenvolvidas por nós.

5- Aposte em uma novidade

Prepare um grande lançamento para o Dia do Consumidor: um programa de fidelidade ou de recompensa (cashback), uma nova linha de produtos ou uma nova marca.

Os programas de fidelidade, quando bem estruturados e com divulgação consistente, são capazes de transformar consumidores eventuais em clientes frequentes, com ótima taxa de recompra e, consequentemente, reduzindo o custo de aquisição.

O importante é encontrar o ponto de equilíbrio entre a saúde financeira da operação e a satisfação do consumidor.

Que tal ter uma “Black Friday do primeiro trimestre” para seu negócio?

Depois de ler essas dicas, faz sentido construir uma campanha promocional, e aproveitar todos os benefícios que datas comemorativas como o Dia do Consumidor são capazes de levar para o seu negócio?

Acreditamos que a resposta seja SIM!

Entre em contato com nossos especialistas e comece a planejar agora sua campanha.

Quer saber mais? Fale com a gente.

Tags: ações promocionais, marketing promocional, trade marketing
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